Fundação Faceli apresenta proposta de parceria com o Sistema UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES é um programa de Estado que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI) do Governo do Estado do Espírito Santo. (Fonte: https://universidades.es.gov.br/quem_somos)

Buscando firmar parceria importante com a SECTI, a Fundação Faceli apresentou, no dia 26/09/2023, uma proposta ao Secretário de Estado da pasta, o Sr. Bruno Lamas, e à Coordenadora do UniversidadES, a Sra. Lauriete Caneva, para que, em conjunto, a Fundação Faceli e o sistema UniversidadES ofereçam um curso voltado ao agronegócio.

A proposta de oferta do curso tem por fundamento uma característica marcante de Linhares: o agronegócio. O Município foi, inclusive, agraciado em 2019, pela Assembleia Legislativa, com o título de Capital do Agronegócio e do Empreendedorismo do Espírito Santo.

Isso foi possível por sua localização estratégica e condição hídrica e geográfica privilegiada, que favorecem inúmeras condições para fomento de um agronegócio diversificado, onde se destacam a produção de banana, cacau, café conilon, coco-da-baía, mamão, maracujá, melancia, além da criação de ovinos (ovelhas) e bubalinos (búfalos).

Considerando a auspiciosa criação do Sistema UniversidadES, que atende reivindicação antiga da população capixaba para a criação de uma instituição estadual de ensino superior, a Fundação Faceli busca, por meio de parceria com a SECTI, inserir-se no Sistema UniversidadES, possibilitando a futura oferta de um Curso de Tecnologia de Gestão do Agronegócio, com duração de 2,5 (dois e meio) ou 3 (três) anos.

O Município de Linhares já realiza considerável esforço, sendo único dentre os 78 municípios do estado do Espírito Santo a ofertar ensino superior público gratuito e presencial de qualidade, investindo cerca de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) anuais para funcionamento da Fundação Faceli.

Na parceria proposta ao Sistema UniversidadES, a Fundação Faceli forneceria sua privilegiada infraestrutura física, e o Sistema UniversidadES seria responsável pelo projeto pedagógico e todo o plano de execução do curso.

Diante da razoabilidade do que foi proposto, fica a Fundação Faceli à disposição para estabelecer uma discussão institucional com o Sistema UniversidadES, a fim de construir uma proposta exequível para implantação futura do Curso de Tecnologia de Gestão do Agronegócio em Linhares, na modalidade presencial, em período a ser definido, nas instalações da Fundação Faceli, permitindo uma ampla gama de benefícios ao desenvolvimento do agronegócio no Município de Linhares e, por extensão, a todo o estado do Espírito Santo.

Além disso, a sinergia resultante dos esforços conjuntos da Fundação Faceli e do Sistema UniversidadES, em prol de qualificação da população voltada para o agronegócio, estabeleceria também um marco definitivo na consolidação de uma instituição estadual de ensino superior no estado do Espírito Santo.