Fundação Faceli institui Comitê Gestor para Acervo Acadêmico

A Fundação Faceli institui comitê gestor para elaborar, implementar e acompanhar a política de segurança da informação relativa ao acervo acadêmico tanto da Fundação Faceli, como de sua mantida, a Faceli.

O Decreto n. 9.235/2017, também conhecido como Lei do Acervo Acadêmico, trouxe mudanças significativas para o sistema de avaliação, regulação e supervisão das Instituições de Ensino Superior. As alterações abrangem as IES e os cursos superiores de graduação e pós-graduação no sistema de ensino federal.

O acervo acadêmico reúne o conjunto de documentos produzidos e/ou recebidos por IES, públicas ou privadas e os documentos do acervo estão relacionados ao histórico acadêmico dos estudantes, documentos dos professores, documentos da mantida e da mantenedora e que podem ser necessários para comprovação de informações.

Partindo desses pressupostos, digitalizar o acervo acadêmico é buscar alinhamento com uma transformação que há décadas acontece em diversas partes do mundo, que é a automação dos processos internos das organizações.

Este cuidado com a documentação provoca reflexos em outros processos administrativos da instituição de ensino, podendo-se inclusive afirmar que, uma documentação preservada e organizada se constitui em um dos pontos chave para se fazer uma boa gestão, em todos os sentidos.

Considerando um cenário ainda mais amplo, a Fundação Faceli se alinha estrategicamente às mudanças ocorridas na Educação e às alterações regulatórias mais recentes.

Desta forma, este comitê é formado pelos servidores Bruno Gimenes (Secretário Acadêmico), Graciete Aparecida da Silva Amaro (Assistente Técnico Pedagógico) e Welton Castoldi (Coordenador de Tecnologia da Informação).

O comitê está formalmente constituído por meio da publicação da Portaria 071 de 22/07/2021, no endereço virtual da Fundação Faceli.